Telma vai ao Ministério Público denunciar filas de espera na Saúde de Santos

A vereadora Telma de Souza (PT) protocolou, nesta quarta-feira (18), uma denúncia referente as filas de espera no atendimento em Saúde no Ministério Público.

Imagem postada no Instagram da Vereadora Telma de Souza (@telmadesouza1)

A parlamentar preside a Comissão Parlamentar de Saúde e Higiene da Câmara Municipal e recebeu a confirmação da Secretaria Municipal de Saúde acerca de quase quatro anos para consultas, exames de especialidades e oferta de cirurgias eletivas.

Foi identificado pela parlamentar que uma consulta com cirurgião dentista protesista parcial, por exemplo, pode demorar 43,8 meses. Telma pontua: “É inaceitável que mais de 30% das demandas por especialidades apresentem tempo de espera maior do que um ano. Estamos falando da saúde das pessoas, de vidas humanas. As pessoas morrem aguardando atendimento. A demora na fila de espera é fatal”.

Foi apresentada em abril deste ano um pedido para a instalação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar a gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), administradas por Organizações Sociais (OSs). Todavia faltaram dois votos e a Comissão não foi instalada.

No início de 2018 a parlamentar apresentou ao executivo 10 Propostas para a Saúde de Santos e não obteve respostas. Uma delas se referia a ampliação do número de especialistas e serviços de referência visando acabar com as filas.

Agora a vereadora espera na justiça a resposta.

Comentários